quarta-feira, 14 de julho de 2010

Não é o equipamento que faz a foto, mas sim o fotógrafo

A fotografia, tal como podemos observar, vem passando por profundas transformações. Diariamente aparecem novos processos, novos equipamentos e inúmeros lançamentos.

Os fotógrafos atuais são muito influenciados pela mídia e por todas estas novidades, por isso, são levados a acreditar que estes melhoramentos tecnológicos poderão resolver e criar sozinhos resultados expressivos. Alguns deles ainda acreditam que basta ter a ultima geração de equipamentos, que o sucesso está garantido.

Quando vemos boas imagens publicadas de grandes fotógrafos estamos vendo o resultado final da foto. Os livros não mostram o dinheiro e tempo que foram perdidos, ou quantas fotos foram tiradas para se chegar a este resultado final.

Portanto, a única alternativa que nos resta é continuar fotografando com critério.

Grandes Mestres como Ansel Adams , Edward Weston, Henri Cartier-Bresson, Weegee – do filme “Testemunha Ocular” (Public Eye) e tantos outros, de reconhecimento internacional fotografavam com uma máquina inteiramente manual, sem fotômetro embutido, com uma lente normal, sem uso de filtros ou outros truques. Em outras palavras: usavam leitura de bula, aliado a sensibilidade de cada um.

O valor da fotografia está no trabalho metódico, na persistência, no poder intelectual e criativo, não é o equipamento que faz a foto, mas sim o fotógrafo.

Fonte: http://www.fotografia-dg.com/equipamento-fotografico

Nenhum comentário: